Clima
Min 21ºc - Max 29ºc Salvador
Calendário
segunda-feira, 06 de Outubro, 2025
Redação 01 de Outubro, 2025
Icone - Autor

Alba anuncia que acionará Conselho de Ética após operação da PF contra deputado Binho Galinha

Bahia
Icone - Autor
Redação 01 de Outubro, 2025

 

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) informou que tomará medidas internas assim que for oficialmente notificada sobre a operação da Polícia Federal que tem como alvo o deputado estadual Binho Galinha (sem partido). O Conselho de Ética será acionado. O parlamentar é apontado como líder de uma organização criminosa investigada por lavagem de dinheiro, agiotagem, exploração do jogo do bicho e outros crimes.

A ação, chamada Operação Estado Anômico, foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (1º) em Salvador, Feira de Santana e São Gonçalo dos Campos. A Justiça expediu mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão contra dez pessoas, incluindo o deputado. Segundo o site Informe Baiano, Binho Galinha não foi encontrado em casa e há suspeita de que ele tenha recebido informações privilegiadas sobre a operação, deixando o local por volta das 5h da manhã.

Durante o cumprimento dos mandados, a esposa e o filho do parlamentar foram presos. Investigações apontam que, mesmo sob medidas cautelares, o deputado continuava a comandar as atividades ilícitas por meio de empresas de fachada e “laranjas”, movimentando valores de origem criminosa. A Justiça determinou ainda o bloqueio de até R$ 9 milhões em bens dos investigados e a suspensão das atividades de uma empresa usada para lavagem de dinheiro.

A Operação Estado Anômico é um desdobramento da Operação El Patrón, deflagrada em dezembro de 2023, que já havia resultado em denúncias contra 15 pessoas, incluindo o parlamentar e familiares.

Em nota, a presidente da Assembleia Legislativa, deputada Ivana Bastos, afirmou que a Casa Legislativa aguardará a notificação oficial para adotar providências, em conformidade com a Constituição, as leis e o Regimento Interno. Segundo o comunicado, o Conselho de Ética será acionado para analisar o caso de forma objetiva, assegurando transparência, imparcialidade e respeito ao Estado de Direito.