
Aviões reforçam combate a incêndios no interior da Bahia

Nesta quarta-feira (30), quatro aeronaves modelo Air Tractor juntaram-se ao Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) no combate aos incêndios florestais que vêm assolando diversas cidades do interior do estado. Com a atuação das aeronaves, que têm capacidade para cerca de 2.000 litros de água, os bombeiros conseguiram controlar as chamas em Iraquara e Formosa do Rio Preto. Nesta quinta-feira (31), os aviões segue nom à disposição da operação, estendendo suas ações para os municípios de Palmeiras e Formosa, com o apoio de brigadistas voluntários.
O capitão BM Silvio Santos destacou a importância das aeronaves no combate aos incêndios, especialmente em regiões de difícil acesso. “Nesse momento, se faz necessário o apoio das aeronaves, principalmente porque elas conseguem chegar em áreas bastante íngremes para fazerem o lançamento de água, possibilitando que as equipes no solo se aproximem e realizem o combate. É uma ação em conjunto entre o recurso aéreo e as guarnições em solo”, explicou.
A coordenação entre as equipes aéreas e terrestres tem sido fundamental para o sucesso das operações. Os bombeiros em solo orientam as equipes aéreas para que o lançamento de água seja realizado nos pontos mais críticos. Essa colaboração permite um combate mais eficiente e seguro.
Além das operações em Iraquara, Formosa do Rio Preto e Palmeiras, o CBMBA mantém equipes atuando em outras cidades, como Barreiras, Campo Alegre de Lourdes, Bom Jesus da Lapa, Riacho de Santana e Itapetinga. Ao todo, cerca de 117 bombeiros militares estão exclusivamente mobilizados para as operações florestais, tendo já combatido aproximadamente 900 incêndios, realizado 1.716 orientações preventivas e atendido 91 municípios.