Bahia Ferrovias assume retomada das obras da Fiol
O Governo Federal anunciou nesta segunda-feira (14) a retomada das obras do Trecho 1 da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), entre os municípios de Ilhéus e Caetité, na Bahia. A responsabilidade pela execução dos serviços ficará a cargo da Bahia Ferrovias S.A., conforme publicado no Diário Oficial da União. A empresa terá como missão concluir as intervenções no Lote 4F da ferrovia, que abrange os municípios de Brumado, Tanhaçu, Ibiassucê, Caetité, Lagoa Real e Rio do Antônio.
A obra, que chegou a ter 75% de sua execução concluída, estava paralisada desde o fim do contrato com a construtora Prumo Engenharia, encerrado em 31 de março. Segundo a Bamin (Bahia Mineração), responsável pela gestão do projeto até então, a interrupção ocorreu após um investimento de R$ 784 milhões.
Com a retomada, a Bahia Ferrovias ficará responsável por concluir obras como pátios de cruzamento, desvios, pontes, viadutos, além de passagens para animais e pequenos veículos, e o remanejamento de linhas de energia.
Subsidiária da Eurasian Resources Group (ERG), a Bahia Ferrovias também está ligada ao Porto Sul, em Ilhéus, e à Mina Pedra de Ferro, em Caetité.