Clima
Min 20ºc - Max 26ºc Salvador
Calendário
quinta-feira, 23 de Outubro, 2025
Redação 23 de Outubro, 2025
Icone - Autor

Baiano é preso na Ucrânia acusado de cobrar taxa de alistamento para guerra contra a Rússia

Bahia
Icone - Autor
Redação 23 de Outubro, 2025

O baiano e ex-radialista conhecido como Big John, conhecido pelo codinome “Arcanjo” foi preso na Ucrânia acusado de cobrar ilegalmente uma “taxa de alistamento” a brasileiros interessados em se juntar ao exército ucraniano na guerra contra a Rússia. Arcanjo é de Cajazeiras, bairro de Salvador, e está na Ucrânia há cerca de quatro meses.

Segundo informações do site Alô Juca, o caso está sendo investigado pelas autoridades locais após uma tentativa de fuga do baiano e suspeitas de fraude financeira. Ele atuava no setor de inteligência do Departamento Principal de Inteligência (GUR) e participava de operações especiais pela companhia Advanced Company Group, uma das unidades que integram o esforço militar do país.

Ainda de acordo com o site, a prisão ocorreu após o baiano iniciar, em agosto deste ano, uma campanha para recrutar moradores da Bahia com o objetivo de integrá-los a uma unidade de elite das forças ucranianas. O grupo militar havia autorizado o combatente a buscar novos integrantes em seu estado, oferecendo passagens aéreas, hospedagem, alimentação, treinamento e armamento para os selecionados.

O próprio Arcanjo antes da prisão, prometia salários aos voluntários que poderiam chegar a R$ 26 mil, dependendo da função e do desempenho em combate. Entre os requisitos exigidos estavam bom condicionamento físico, estabilidade mental e passaporte válido.

As investigações apontam que, além de divulgar o recrutamento, o combatente estaria cobrando uma taxa não autorizada para intermediar o alistamento de brasileiros, o que levou à sua detenção pelas autoridades ucranianas. Até o momento, não foram divulgados detalhes sobre o período de prisão, o andamento do processo ou o número de pessoas afetadas pelo esquema.