Bancada de Oposição não comparecerá a leitura de mensagem de governador na AL-BA
Decisão foi unânime entre todos os deputados de oposição
A bancada de oposição na Assembleia Legislativa da Bahia não vai participar da leitura da mensagem do governador Jerônimo Rodrigues(PR), nesta quinta-feira (1), na reabertura da casa.
A decisão foi unânime entre todos os deputados estaduais opositores à gestão. O líder da oposição, Alan Sanches (UB), disse que não vai ver o governador repetir promessas que não conseguiu cumprir em 2023, como o pagamento das emendas impositivas
“Um ano atrás, o governador de forma republicana afirmou, olhando diretamente para mim, que iria pagar as emendas impositivas, que achava que deveria ser cumprida a lei. Passado um ano, a gente continua apenas na vontade do governador, porque ele já reiterou a vontade do cumprimento da lei, mas simplesmente não cumpre, e isso acaba prejudicando todos os municípios”, afirmou Alan.
“Dessa forma, para não ouvir a mesma promessa de um ano atrás, eu prefiro não comparecer. Porque mais uma vez ele fará essa promessa das emendas, que até hoje não deixou de ser promessa”, completou.
Até o ano passado, segundo a legislação vigente, o valor destinado às emendas impositivas deveria corresponder a 0,33% da Receita Corrente Líquida do exercício anterior. Uma PEC aprovada na AL-BA elevou a participação de forma escalonada, passando para 0,7% em 2024 e 1% a partir de 2025.
“Nós, os 63 deputados, independente de coloração partidária, fomos legitimamente eleitos e escolhidos pela população da Bahia, assim como ele. Nós temos uma lei aprovada e sancionada que determina a execução das emendas”, reforçou Alan Sanches.