Clima
Min 21ºc - Max 28ºc Salvador
Calendário
terça-feira, 23 de Junho, 2026
Redação 04 de Julho, 2025
Icone - Autor

Bebê de dois meses tem pé amputado em hospital baiano e família faz denuncia

Bahia
Icone - Autor
Redação 04 de Julho, 2025

Um bebê de apenas dois meses, o pequeno Heitor Gustavo, teve os pés amputados na última terça-feira (2) após complicações durante o tratamento de bronquiolite no Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus, no sul da Bahia. A família acusa o hospital de negligência e erro médico.

Segundo a mãe, Sara Ribeiro, o filho deu entrada na unidade com sintomas da doença e precisou tomar uma medicação por acesso venoso no pé. Durante o procedimento, o médico teria deixado a substância vazar, o que acabou causando uma infecção grave no calcanhar do bebê.

De acordo com informações do G1, o caso foi percebido no dia 17 de maio, quando a própria mãe notou o vazamento do medicamento. Inicialmente, o profissional achou que fosse urina, mas depois confirmou que era o remédio.

A situação do bebê se agravou, e a família precisou acionar o Ministério Público da Bahia (MP-BA), que obteve uma decisão judicial para garantir a transferência de Heitor para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, o que só aconteceu 22 dias depois.

Na capital, mesmo com os cuidados, os médicos informaram que a única saída era amputar os pés do menino, já que a necrose havia avançado demais.

O caso agora está sendo investigado pelo MP-BA, que analisa os prontuários médicos dos dois hospitais envolvidos. Segundo o promotor de Justiça, Pedro Nogueira Coelho, será feita uma perícia nos documentos para entender se houve falha médica ou descumprimento de protocolo.

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) também informou que avalia a conduta do profissional envolvido.