Camaçari: Empresa BYD demite funcionários de tercerizada após denúncias de maus tratos
A montadora chinesa BYD, localizada em Camaçari, na região metropolitana de Salvador, determinou a demissão dos funcionários acusados de má conduta e proibiu sua entrada na unidade. O caso veio à tona após denúncias de violência física, banheiros insalubres e sobrecarga de trabalho, com imagens mostrando os operários em ambientes sujos e aglomerados.
De acordo com o Jornal Correio, a BYD informou em nota que os agressores são de empresas terceirizadas e alertou as companhias para que tomem “providências urgentes” para evitar que tais atitudes se repitam. A fabricante repudiou as imagens e anunciou que está intensificando a fiscalização na obra para garantir o cumprimento da legislação. A empresa reafirmou seu compromisso com a ética e o bem-estar de todos os envolvidos.
O Ministério Público do Trabalho da Bahia (MPT-BA) recebeu denúncias anônimas em 30 de setembro e está reunindo informações para apresentar uma proposta de ajuste de conduta ou ação judicial. Uma inspeção foi realizada em 11 de novembro e, nos próximos dias, o MPT analisará documentos das empresas envolvidas na obra, com possibilidade de novas inspeções.