Com fortes chuvas e alagamentos, prefeitura de Dário Meira, no interior baiano, decreta emergência
Não é a primeira vez que as fortes chuvas afetam a população da cidade de Dário Meira. Em dezembro de 2021, a cidade ficou com cerca de 60% do território alagado
Por conta das fortes chuvas que atingem o município de Dário Meira, localizado no sul da Bahia, a prefeitura decretou situação de emergência neste domingo (28). A informação foi divulgada nesta segunda-feira (29). Não há registro de mortes.
O decreto entrou em vigor na data de publicação e tem o prazo inicial de 180 dias. O volume de água das fortes chuvas causou a cheia do Riacho do Meio, que corta o perímetro urbano de Dário Meira. Com isso, diversos pontos de alagamento foram registrados no município. Entre a última segunda-feira (22 ) e domingo, foram registrados mais de 310mm de chuvas. Na manhã desta segunda, porém, o tempo estava aberto e não choveu.
De acordo com a gestão municipal, mais de 100 famílias estão desalojadas. Pessoas foram encaminhadas para escolas e creches, que estão sendo utilizadas como abrigos. O prefeito William de Alemão informou que equipes do Corpo de Bombeiros estão disponíveis para prestar atendimento aos moradores.
Não é a primeira vez que as fortes chuvas afetam a população da cidade de Dário Meira. Em dezembro de 2021, a cidade ficou com cerca de 60% do território alagado. Imagens aéreas, registradas pelo Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer), mostraram o município debaixo d’água na ocasião.