Confusão durante fiscalização termina com vendedor de frutas agredido em Vitória da Conquista
Um vendedor de frutas foi agredido durante uma ação de fiscalização realizada pela Prefeitura de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. O caso aconteceu na região central da cidade e ganhou repercussão após vídeos da ocorrência circularem nas redes sociais. A administração municipal informou que apura o episódio.
Segundo informações da TV Sudoeste, afiliada da TV Bahia, a situação ocorreu na última sexta-feira (29), durante uma operação de rotina voltada à organização do comércio ambulante. O trabalhador comercializava frutas em um carrinho quando foi abordado por fiscais, que solicitaram a retirada dele do local.
Durante a abordagem, o ambulante tentou impedir que o carrinho fosse removido e entrou em confronto com os agentes ao tentar derrubar o objeto. Nas imagens divulgadas nas redes sociais, é possível ver o momento em que ele é empurrado por fiscais enquanto tentava evitar a retirada das mercadorias.
Ainda conforme a emissora, um motociclista que passava pela área também se envolveu na confusão e chegou a agredir um dos fiscais ao tentar defender o vendedor. A cena foi registrada por testemunhas e provocou reações de indignação entre internautas.
Em nota, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep) informou que o trabalhador já havia sido orientado anteriormente a transferir suas atividades para a Central de Abastecimento (Ceasa), local considerado mais adequado para a comercialização dos produtos.
A pasta reconheceu, porém, que a conduta adotada por um dos fiscais durante a ocorrência foi inadequada. Segundo a secretaria, a reação apresentada pelo servidor foi “indevida e incompatível com as orientações e procedimentos adotados” pelo órgão.
A Sesep informou que abriu apuração interna para esclarecer o caso e afirmou que medidas administrativas serão adotadas. A depender do resultado das investigações, outras providências legais também poderão ser tomadas.
“A Prefeitura de Vitória da Conquista repudia todo ato de violência e reafirma seu compromisso com o respeito às normas e aos direitos de trabalhadores e servidores. A Sesep permanece à disposição para esclarecer o caso e cooperar com as investigações”, destacou a administração municipal.
Ver essa foto no Instagram