Controles de acesso aos portais do Carnaval 2024 começam a ser testados pela Transalvador
Neste primeiro momento, nenhum condutor sem a credencial será notificado se passar pelo pórtico instalado na Avenida Centenário sem a credencial, local onde acontece a testagem.
A tecnologia destinada ao controle eletrônico de acesso aos portais do Carnaval de Salvador em 2024 começou a ser testada pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador). Neste primeiro momento, nenhum condutor sem a credencial será notificado ao passar pelo pórtico instalado na Avenida Centenário, local onde ocorrem os testes.
O controle estará ativado entre os dias 8 e 14 de fevereiro, das 13h às 5h do dia subsequente. Fora desses períodos, a circulação veicular será livre nas áreas de restrição, independentemente do credenciamento. A ferramenta instalada transmitirá informações sobre o tráfego de veículos para uma plataforma de dados em tempo real. Letreiros serão posicionados nos portais onde a circulação será restrita, fornecendo informações visuais aos motoristas.
Quando um veículo credenciado passar pelo pórtico, uma luz verde será acionada ao lado da palavra “ok”. Caso não esteja credenciado, acenderá uma luz vermelha com o letreiro mostrando “não ok” ao lado. Ao todo, serão instalados 15 portais para acesso de veículos de moradores das zonas restritas, distribuídos em cinco zonas divididas em 12 regiões. Cada cidadão terá acesso livre ao portal específico de sua subárea.
O acesso às residências dentro das áreas dos circuitos estará sujeito à programação dos desfiles. Condutores que não possuírem o adesivo ou que tentarem entrar em uma zona diferente da que estiverem credenciados serão autuados pela fiscalização eletrônica, sujeitos a multa no valor de R$130,16 e quatro pontos na carteira, correspondente a uma infração de natureza média, conforme previsto no artigo 187, inciso I, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Decio Martins, superintendente da Transalvador, ressalta a importância de os motoristas não deixarem o credenciamento para última hora. “É importante destacar que neste período de testes os condutores que passarem pelos portais não serão notificados. Este será o momento de nós aferirmos os radares e câmeras, ajustarmos os posicionamentos. O alerta é para os moradores que ainda não solicitaram as credenciais. Não deixem para última hora”, disse.
Aproximadamente 32 mil imóveis estão aptos a receber a credencial. Até segunda-feira (29), 49% já cadastraram seus veículos. Cerca de 12 mil pessoas fizeram seus cadastros pelo site no ano passado e já receberão as credenciais em suas residências. Além do cadastramento online, o credenciamento pode ser realizado no Shopping Barra, onde o balcão está localizado no piso L3, setor sul (ao lado da lotérica), até o dia 6 de fevereiro, funcionando conforme os horários do shopping. Também é possível realizar o cadastro na sede da Transalvador, nos Barris, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, exceto feriados, até o final da folia momesca. Quem preferir, pode cadastrar o veículo no site mobilidadenocarnaval.salvador.ba.gov.br e retirar a credencial no posto de atendimento.
Para o processo, é necessário ter em mãos os documentos de identificação. A credencial só será entregue ao proprietário ou inquilino (mediante contrato de locação), sendo necessário informar o IPTU junto ao CPF ou CNPJ do proprietário do imóvel. Cada residência pode cadastrar até dois veículos.