Clima
Min 22ºc - Max 32ºc Salvador
Calendário
quinta-feira, 18 de Setembro, 2025
Vittor Amorim 28 de Maio, 2025
Icone - Autor

Feira Livre em Itabuna segue inacabada após mais de dois anos de reforma do governo do Estado

Bahia
Icone - Autor
Vittor Amorim 28 de Maio, 2025

O que era para ser uma reforma com prazo de conclusão em setembro de 2023 se tornou um pesadelo para os feirantes do bairro São Caetano, em Itabuna. Iniciada em fevereiro de 2023, a obra da feira livre, executada pelo Governo do Estado a partir de um projeto da Prefeitura, está paralisada desde março deste ano, quando a empresa responsável, a CIAM, abandonou o canteiro de obras alegando falta de pagamento.

Segundo informações obtidas pelo Se Ligue Bahia, durante a execução da reforma, os feirantes foram relocados pela Prefeitura para um espaço improvisado. A nova localização afastou os consumidores e provocou uma queda nas vendas. Muitos trabalhadores da feira passaram a depender de doações de cestas básicas para sobreviver. Nesta terça-feira (27), durante uma sessão na Câmara de Vereadores, um feirante desabafou sobre a situação:

“O que estão fazendo com a gente é uma covardia. Pessoas estão passando fome, uma fase muito difícil, não tem uma proteína para comer”, disse um feirante.

Em março, após o abandono da obra, o Governo do Estado anunciou que estava em processo de rescisão contratual com a CIAM e prometeu abrir uma nova licitação em 45 dias. No entanto, quase três meses depois, nada foi concretizado.

O governo afirmou que a previsão atual é de retomar e concluir a reforma no segundo semestre de 2025. Contudo, os feirantes seguem descrentes.

A CIAM, que deixou a obra alegando inadimplência contratual, dizia ter executado 60% do projeto antes da paralisação. Parte desses recursos veio de uma emenda de R$ 500 mil do deputado estadual Pancadinha (Solidariedade), destinada à conclusão da feira. Ainda assim, a intervenção foi interrompida sem previsão de retorno.

Em uma entrevista concedida no primeiro semestre de 2023, o então prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), afirmou: “Fiz contato com o diretor da empresa, a programação está dentro do previsto, uma obra dessa tem estrutura de base sob base, eles estão na fundação. Tem 25 homens trabalhando, a estrutura da feira já está pronta e o prazo final é para agosto ou setembro de 2023”.