Clima
Min 25ºc - Max 30ºc Salvador
Calendário
sexta-feira, 06 de Dezembro, 2024
Leonardo Valente 02 de Fevereiro, 2024
Icone - Autor

Festa de Iemanjá movimenta capital baiana nesta sexta-feira

Bahia
Icone - Autor
Leonardo Valente 02 de Fevereiro, 2024

Comemorações da festa da Rainha do Mar começaram já na quinta-feira (1)

Acontece nesta sexta-feira (2) uma das mais tradicionais festas populares da Bahia. A Festa de Iemanjá é realizada em Salvador e lota as ruas do bairro Rio Vermelho com baianas e turistas. Sob o tema ‘Odoyá, 101 anos de festa e reverência a Iemanjá’, as comemorações da festa da Rainha do Mar começaram já na quinta-feira (1), com a entrega do presente no Dique Tororó, às 23h30.

Desde a quinta-feira (1), a Transalvador realiza mudanças no trânsito para garantir a segurança do evento. Às 19h de ontem, foi iniciada a interdição progressiva do tráfego de veículos em uma das faixas das vias que ficam no arredor do Dique do Tororó. Às 23h, foi iniciada a interdição progressiva na Av. Vasco da Gama, saída do Terreiro Ylê Alé Oxumaré, com retorno em frente ao Supermercado Assaí.

Já a partir das 4h da manhã de hoje, o tráfego de veículos sofre alteração para a “Entrega do presente de Iemanjá”, na Avenida Vasco da Gama (saída no Terreiro Ilê Axé Oxumarê), Rua Conselheiro Pedro Luiz (contrafluxo), Largo da Mariquita, Rua João Gomes, Largo de Santana, Rua Guedes Cabral (chegada na Colônia de Pesca Rio Vermelho). Além disso, a Transalvador atua por interdições, desvios, barreiras móveis, fixas e semifixas e estacionamentos na Zona Azul nas imediações da Praia da Paciência, no Rio Vermelho.

A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) atua na festa com quatro veículos e 50 agentes, entre as 7h e as 22h. Após a festa, 194 agentes e 23 equipamentos estarão divididos em 8 equipes até as 5h do sábado para garantir a limpeza da região.

A Polícia Militar conta com cerca de 400 agentes divididos em patrulhas, atuando a pé, com apoio de bases móveis em postos elevados de observação, pontos de abordagens, além do acompanhamento aéreo com helicópteros e drones. A Guarda Civil Municipal conta com cerca de 100 homens, dando suporte às demais forças de segurança.

Em relação ao transporte público, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) preparou uma operação especial no entorno do bairro onde acontece a festa, garantindo o atendimento. 19 ônibus da frota reguladora foram separados para a operação e serão utilizados caso haja demanda. Eles estão disponíveis desde as 17h de ontem.

Também foram criados quatro pontos de táxi e mototáxis em locais estratégicos, facilitando a saída do local.