Filhotes de tartaruga marinha são resgatados na praia da Boca do Rio, em Salvador
Filhotes de tartaruga marinha foram resgatados na manhã desta terça-feira (20/01) na praia da Boca do Rio, nas proximidades do Parque dos Ventos, em Salvador. A ação evitou que os animais tivessem o deslocamento natural comprometido logo após a eclosão dos ovos.
De acordo com o site Informe Baiano, o resgate foi realizado por policiais da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA), após acionamento do CICOM. Ao chegarem ao local, os agentes constataram que os ovos já haviam eclodido e que os filhotes estavam desorientados.
Segundo os policiais, a incidência de luz artificial e solar interferia na orientação dos animais, fator que pode impedir que as tartarugas sigam corretamente em direção ao mar. Diante da situação, a guarnição entrou em contato com técnicos do Projeto Tamar para receber orientações sobre os procedimentos adequados.
Após seguir as recomendações técnicas, os filhotes foram recolhidos e conduzidos com segurança até o ponto mais próximo do mar, garantindo o retorno ao habitat natural e reduzindo os riscos à sobrevivência dos animais.