Clima
Min 22ºc - Max 28ºc Salvador
Calendário
terça-feira, 11 de Novembro, 2025
Redação 31 de Outubro, 2025
Icone - Autor

Fórum debate importância da saúde mental no ambiente de trabalho em Lauro de Freitas

Bahia
Icone - Autor
Redação 31 de Outubro, 2025

O cuidado com a saúde mental e ocupacional dentro das companhias foi o principal tema debatido no Fórum Vale Viver de Saúde Mental e Ocupacional – Impacto da NR-1 e Riscos Psicossociais nas Empresas, realizado nesta sexta-feira (31), em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador. Especialistas nas áreas de saúde, empresários e gestores destacaram que investir no bem-estar psicológico dos colaboradores é essencial para melhorar o clima organizacional e aumentar a produtividade.

A psicóloga Aline Gonzaga, gestora técnica da Vale Viver, clínica responsável pela organização do evento, destacou que o cumprimento da NR-1 vai além das exigências legais, está relacionado aos benefícios que ela terá ao investir em saúde mental.  “As empresas, que investem em capital humano, têm equipes mais engajadas, isso aumenta a produtividade, melhora o clima organizacional, a reputação, a imagem da empresa diante do mercado, reduz custos com afastamento, por questão de saúde, por acidente de trabalho”, afirmou a psicóloga.

A engenheira de Segurança do Trabalho da Neoenergia Coelba, Dhandara Behling, ressaltou que os desafios relacionados aos fatores psicossociais atraiu a companhia a participar do evento. “Hoje dentro da Neoenergia a gente tem diversas ações que a gente já aplicou para conseguir abordar esse tema, mas cada vez mais temos buscado novas opções dentro do mercado para poder realmente ter um ambiente seguro para os nossos colaboradores”, disse Behling.

Já o médico do trabalho Raimundo Pinheiro também participou do debate e destacou que a saúde mental é um investimento com retorno garantido e uma forma saudável de sobreviver no mercado hoje. “É preciso se relacionar com seus próprios empregados, contribuindo para a saúde mental dos seus trabalhadores e, com isso, captar mais clientes, reduzindo custos com a previdência social e se garantindo no mercado como empresa de referência”, afirmou o médico.