Governo da Bahia divulga lista de selecionados nos programas CNH da Gente e CNH na Escola
Já está disponível a lista de aprovados nos programas CNH da Gente e CNH na Escola, iniciativa do Governo da Bahia que oferece a primeira habilitação de forma gratuita a jovens e pessoas em situação de vulnerabilidade social. A consulta pode ser feita pelo portal do Governo do Estado.
Ao todo, foram disponibilizadas 12 mil vagas por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA). Desse total, duas mil foram destinadas a estudantes do ensino médio da rede pública estadual, cinco mil para jovens maiores de 18 anos inscritos no programa Bolsa Presença, mil para beneficiários do Bahia pela Paz, 50 para famílias atingidas pela explosão em uma fábrica de fogos em Santo Antônio de Jesus e 3.950 vagas para pessoas cadastradas no CadÚnico.
Além da divulgação no portal oficial, os candidatos contemplados também estão sendo informados por mensagens no WhatsApp, enviadas para o número registrado durante a inscrição.
Na última segunda-feira (21), o Detran-BA apresentou ao Ministério Público da Bahia (MPBA), ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) e à Auditoria Geral do Estado (AGE) os critérios técnicos adotados nos editais. A medida reforça o compromisso do governo com a transparência e a seriedade na condução de políticas públicas.
De acordo com dados analisados pelas equipes intersetoriais do governo, 70% dos selecionados são mulheres.
O governador Jerônimo Rodrigues destacou que a Bahia está à frente na implementação de uma política pública que agora será adotada nacionalmente. “Estamos falando de oportunizar geração de emprego e renda, dignidade e de termos um trânsito mais seguro e com responsabilidade. Nesse primeiro momento, foram 12 mil vagas e já estamos analisando a ampliação do programa”, afirmou.
Além do Detran-BA, participam da execução dos programas as secretarias da Educação (SEC), de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e de Justiça e Direitos Humanos (SJDH).
Para o diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel, a formação gratuita de condutores é um processo democrático e educativo. “Vamos ampliar a oferta de CNH para que essas pessoas possam ter mais oportunidades no mercado de trabalho, mas também para formar bons condutores que vão adotar boas práticas no trânsito”, declarou.
Próximos passos
O processo de habilitação, nas categorias A ou B, começa no dia 31 de julho. Os contemplados deverão comparecer até 29 de agosto ao posto do Detran-BA ou SAC mais próximo com os seguintes documentos: identidade com foto (se for digital, apresentar cópia), CPF e comprovante de residência dos últimos 90 dias.
No caso do programa CNH na Escola, os alunos devem procurar a coordenação da escola no mesmo período. As aulas teóricas acontecerão na própria unidade de ensino.