Hemoba lança campanha urgente para reabastecer estoques de sangue após o Carnaval
Estoques de sangue, atingiram níveis críticos em Salvador
Após o período festivo do Carnaval, a Hemoba (Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia) lançou uma campanha urgente para reabastecer os estoques de sangue, que atingiram níveis críticos em Salvador.
Com uma significativa diminuição no número de candidatos à doação nos postos de coleta, a situação tornou-se alarmante, especialmente para os tipos sanguíneos A+, A-, B+, O+ e O-, que estão abaixo da quantidade necessária para suprir a demanda de pelo menos três dias das unidades hospitalares.
Segundo Rivânia Andrade, diretora de Hemoterapia da Hemoba, o aumento de doenças como gripes, resfriados e dengue após o Carnaval contribuiu para a redução da disponibilidade de doadores.
Para garantir a segurança dos pacientes e a qualidade do sangue coletado, é crucial que aqueles que apresentaram sintomas gripais aguardem sete dias após o desaparecimento dos sintomas antes de doar.
Já os indivíduos que tiveram dengue só podem realizar a doação um mês após a completa recuperação, enquanto aqueles que se vacinaram contra a doença devem esperar pelo menos 30 dias.
Como parte das estratégias para aumentar as doações, a Hemoba intensificou o atendimento nas unidades móveis de coleta, conhecidas como hemóveis. Esta semana, a Hemoba estará presente no Salvador Shopping até 24/02 (sábado) e no Shopping Bela Vista até 23/02, das 8h às 17h, com uma pausa de uma hora para o almoço.