Clima
Min 22ºc - Max 25ºc Salvador
Calendário
quarta-feira, 22 de Outubro, 2025
Redação 22 de Outubro, 2025
Icone - Autor

Hospital Regional vira alvo de troca de acusações entre Governo da Bahia e Prefeitura de Porto Seguro

Bahia
Icone - Autor
Redação 22 de Outubro, 2025

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) divulgou, nesta quarta-feira (22), uma nota em que rebate informações sobre a suposta doação de insumos feita pela Prefeitura de Porto Seguro ao Hospital Regional Deputado Luís Eduardo Magalhães (HRDLEM). O órgão estadual reforçou que a unidade é mantida integralmente pelo Governo do Estado, sem repasse municipal para o seu funcionamento.

De acordo com a Sesab, desde 2023 foram investidos cerca de R$ 42 milhões em obras, equipamentos e serviços no hospital, incluindo ampliações de emergências, implantação da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) e requalificação da área obstétrica. O hospital possui 152 leitos e realizou, entre julho de 2024 e junho de 2025, mais de 8 mil internações e 36 mil atendimentos de emergência.

A secretaria apontou ainda que mais da metade dos atendimentos realizados são de baixa complexidade, casos que, segundo o governo estadual, deveriam ser resolvidos pela rede municipal. A gestão estadual atribui a sobrecarga do hospital à desorganização da atenção básica em Porto Seguro.

Em meio à troca de gestão da unidade, o governo informou que rescindiu o contrato com o Instituto de Gestão e Humanização (IGH) e convocou o Instituto Setes para assumir o HRDLEM a partir de novembro. A Sesab garante que o processo de transição está sendo acompanhado por uma comissão técnica e que os salários dos funcionários estão em dia.

O Estado também destacou a execução de outras obras em Porto Seguro, como a construção do Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) e de sete Unidades Básicas de Saúde Indígenas. Apesar disso, a nota encerra cobrando maior comprometimento da Prefeitura com a atenção básica e a gestão compartilhada do Sistema Único de Saúde (SUS).

O governo municipal ainda não se pronunciou sobre as declarações da Sesab.