
Influenciador critica modelo da nova fábrica da BYD na Bahia: “Praticamente uma maquiladora”

O educador e escritor Jones Manoel, que reúne mais de 1 milhão de seguidores nas redes sociais, publicou um vídeo criticando o modelo produtivo da futura fábrica da BYD em Camaçari (BA). Segundo ele, o empreendimento funcionará apenas como uma montadora, sem fabricação local de peças-chave como carroceria, motor, câmbio e sistema de suspensão, que seriam enviados prontos do exterior.
“Vai ser praticamente uma maquiladora. Não haverá transferência tecnológica, será uma simulação de produção industrial. O lucro vai para fora e vai se vender isso como emprego industrial”, afirmou.
Jones também relacionou a instalação da fábrica à manutenção de uma infraestrutura urbana dependente do automóvel e ao domínio de monopólios estrangeiros no mercado nacional.
Apesar das críticas, a BYD avança no processo de instalação. No dia 24 de julho, a empresa realizou, em parceria com o Centro de Intermediação e Apoio ao Trabalhador (CIAT) de Camaçari e o SineBahia, uma ação de recrutamento para acelerar as etapas iniciais de seleção. Cerca de 850 candidatos foram atendidos presencialmente na Casa do Trabalho.
Além disso, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), declarou em julho que os prazos para o início da produção estão mantidos, e que a BYD confirmou a meta de início de operação sem necessidade de prorrogação.
Ver essa foto no Instagram