Inmet emite alerta de “Grande Perigo” para Bahia
Chuvas superiores a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia provocam alerta vermelho
A chuva forte que atinge diversas regiões do Brasil nesta semana continua causando transtornos e afetando ao menos 18 estados nesta quinta-feira (8). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as precipitações intensas seguem predominando no Centro-Oeste, Norte, Nordeste e Sudeste, com uma queda nas temperaturas prevista para as próximas horas.
Na Bahia, especialmente no sul do estado, há um alerta vermelho, de “Grande Perigo”, devido ao risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas, com chuvas superiores a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia. O alerta atinge também Minas Gerais, Espírito Santo e outras regiões.
Além do alerta vermelho, outras áreas, como o litoral paulista, Paraná e Santa Catarina, estão sob alerta amarelo, de “Perigo Potencial”, com risco menor de alagamentos e pequenos deslizamentos. A previsão para os estados do Rio de Janeiro, Maranhão, Goiás, Mato Grosso, Rondônia, São Paulo e sul da Bahia inclui chuvas entre 30 e 60 mm/h, com ventos fortes de até 100 km/h, podendo causar corte de energia elétrica, quedas de galhos de árvores e alagamentos.
A atuação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) pode intensificar as chuvas frequentes e persistentes, afetando principalmente a Bahia, Maranhão e Piauí. A previsão é de que a ZCAS atue até pelo menos esta quinta-feira, com risco de precipitações prolongadas em várias localidades do Nordeste. No Sul, as chuvas devem ser mais escassas.