
Interdição na ponte do Rio Jequitinhonha causa congestionamento; nova ponte deverá ser construída

No último fim de semana, passageiros e motoristas enfrentaram mais de 12 horas de congestionamento no km 661 da BR-101, no município de Itapebi, no extremo sul da Bahia. O motivo foi a interdição da ponte sobre o Rio Jequitinhonha, após fortes chuvas que atingiram a região. Diversos veículos ficaram atolados, o que agravou os transtornos e deixou muitas pessoas presas por horas em uma longa fila.
Segundo informações preliminares, a interdição da pista teve início no dia 5 de maio e, inicialmente, estava prevista para durar apenas 15 dias. O objetivo era realizar serviços de inspeção e ensaios para avaliação da estrutura da Obra de Arte Especial (OAE). No entanto, no último dia 18, o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) afirmou, em entrevista à TV Bahia, que será necessária a construção de uma nova ponte.
Ainda de acordo com o superintendente, o novo projeto já considera a futura duplicação da BR-101. A expectativa é que a obra tenha início dentro de 30 dias, com um prazo mínimo de execução estimado em um ano.
Na madrugada da sexta-feira (16), uma carreta deslizou na lama e ficou atravessada em um dos desvios, bloqueando completamente a passagem de outros veículos e agravando ainda mais o congestionamento.