Jerônimo autoriza concurso com 750 vagas para a Polícia Civil da Bahia
Seleção inclui oportunidades para delegado, escrivão e investigador; provas ainda não têm data definida
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), autorizou nesta terça-feira (4) a abertura de um novo concurso público para a Polícia Civil do Estado, com 750 vagas distribuídas entre os cargos de delegado (100), escrivão (150) e investigador (500). O anúncio foi feito pelo secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, durante coletiva sobre as ações da pasta.
De acordo com Werner, o processo de escolha da banca organizadora será iniciado em breve e a expectativa é que a formação dos novos servidores comece até o início de 2026. “Serão 100 delegados, 150 escrivães e 500 investigadores, que a gente espera que, com a tramitação e escolha da banca, a gente possa começar a formação deles até o início do ano que vem”, disse o secretário.
As datas de inscrição e aplicação das provas ainda não foram divulgadas e só serão confirmadas com a publicação do edital no Diário Oficial do Estado (DOE).
Werner também adiantou que a nova Academia de Polícia Civil (Acadepol) está em fase de construção e deve estar totalmente operacional até março de 2026. Além disso, o secretário informou que mais dois mil policiais militares serão convocados ainda este ano.
“Atualmente, temos mais de 8.500 profissionais da segurança pública em formação, entre policiais civis, militares e bombeiros”, destacou Werner.