
Jerônimo destaca protagonismo da Bahia na transição energética com fábrica da BYD
Governador participa de evento que marca o início da produção na fábrica, em Camaçari, nesta terça (1º)

Durante a inauguração da linha de montagem da BYD em Camaçari, nesta terça-feira (1º), o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), destacou o impacto da chegada da montadora chinesa ao estado e a importância do novo polo automotivo no contexto da transição energética e inovação tecnológica.
“Em breve, com certeza, a BYD vai dar a data para inaugurar. Realmente eu sobrevoei, me reuni com eles essa semana. E eles apresentaram para mim que nós ficaríamos impactados, realmente. É o que nós vimos na China. Vi na China o tempo, a rapidez com que eles fazem as coisas. A expectativa é que a gente possa ver em breve. Ver o CKD funcionando, SKD e depois a montagem. Tem as etapas que ele fez isso no contrato”, afirmou o governador.
Jerônimo também reforçou a relevância do momento para a indústria baiana.
“Realmente hoje, 47 anos depois que o Polo foi criado, eu vejo um protagonismo muito forte. Mas não é um Polo qualquer. É um Polo que tem a vertente da transição energética. É a inovação tecnológica para fazer o uso de equipamentos. Porque não pode ser chamado apenas de um automóvel, um carro. É um equipamento diferenciado, porque vai ajudar a gente a descarbonizar a nossa economia”, disse.
O evento desta terça marca o início das operações da fábrica da BYD em Camaçari. A produção de veículos terá início imediato, conforme confirmado por Pablo Toledo, diretor de Brand & Communications da empresa. A previsão inicial era de que a unidade começasse a operar no dia 26 de junho, mas a data foi ajustada para 1º de julho. Além da montagem de automóveis, também está prevista a fabricação de baterias na planta baiana.
Veja vídeo:
Ver essa foto no Instagram
Com informações do repórter Alexandre Galvão, a convite da BYD