
Jerônimo Rodrigues anuncia novo prazo para início da operação do VLT do Subúrbio de Salvador
O antigo trem do Subúrbio está desativado desde fevereiro de 2021

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), anunciou um novo prazo para a operação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que vai ligar o Subúrbio Ferroviário ao miolo de Salvador. Em entrevista à BandNews FM nesta quarta-feira (22), o chefe do Executivo baiano afirmou que os trens devem começar a circular no “início do meio” de 2026, em um trecho inicial da obra.
“Até início do meio do ano de 2026 ali já teremos trem rodando”, afirmou o governador, referindo-se ao primeiro trecho do modal. Jerônimo também destacou que os trabalhos estão avançando em etapas como drenagem, fundações e ajustes de infraestrutura, incluindo a ponte de São João, que está sendo recuperada. “Nós já temos trilhos ali até a Baixa do Fiscal, nós já temos drenagem, nós já temos fiações”, completou.
O antigo trem do Subúrbio está desativado desde fevereiro de 2021, com o objetivo de ser substituído pelo VLT. Desde então, o projeto enfrentou uma série de paralisações, revisões de contrato e problemas técnicos. Nos últimos meses, mesmo com a presença de equipamentos no local — inclusive vagões — a movimentação era considerada “estática”, sem operários e sem trens em circulação, o que gerava críticas da população.
Durante a entrevista, Jerônimo falou sobre o impacto das condições climáticas e estruturais, mas reforçou que os trabalhos estão em andamento também nos trechos que vão até Águas Claras e na região do Estádio de Pituaçu.