Clima
Min 24ºc - Max 29ºc Salvador
Calendário
segunda-feira, 11 de Novembro, 2024
Redação 07 de Fevereiro, 2024
Icone - Autor

Jornalista José de Jesus Barreto será homenageado na sala de imprensa do Carnaval

Bahia
Icone - Autor
Redação 07 de Fevereiro, 2024

Inauguração do espaço acontece na manhã desta quinta-feira (8)

O jornalista e escritor soteropolitano José de Jesus Barreto será homenageado na sala de imprensa do Carnaval. Popularmente conhecido como Barretinho, aos 75 anos, é descrito como um “operário da linguagem”, devido à sua experiência em diversos meios de comunicação. Ao longo de sua carreira, ele trabalhou em jornais, revistas, rádio, televisão, além de atuar como professor, assessor de imprensa, inclusive para a Prefeitura de Salvador, e participar de campanhas políticas. Nos últimos anos, dedicou-se em suas colunas sobre futebol no site Bahia Já e a escrever livros.

A inauguração do espaço, que oferece suporte aos jornalistas que cobrem a folia, está agendada para esta quinta-feira (8), às 11h, com uma coletiva do prefeito Bruno Reis. Coincidentemente, no dia seguinte, Barreto completa 76 anos. Nascido em um domingo de Carnaval, ele sempre teve a festa como parte central de sua vida, tanto pessoal quanto profissionalmente. Considerado uma testemunha das várias mudanças pelas quais o Carnaval passou ao longo dos anos, Barreto destacou-se por seu papel na cobertura jornalística dos blocos Afro e da Axé Music, e contriuiu na projeção do evento para o mundo durante seu tempo na Secretaria de Comunicação.

“O Carnaval em Salvador é uma transformação contínua. É como a vida, que está sempre mudando, e isso é ótimo. Não sou saudosista do ‘antigamente’, eu gosto do ‘hojemente’. Acho que o Carnaval resume todas as diferenças, misturas, divergências e entendimentos. Enfim, tudo o que é a sociedade, de um modo geral, está tudo aí, contido no Carnaval. A festa na Bahia é diferente das demais por isso: não é só um espetáculo, é um retrato, uma espécie de recorte, de tudo o que é Salvador”, opina Barreto.

Formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), Barreto iniciou sua carreira na redação da Tribuna da Bahia nos anos 70, onde teve a oportunidade de aprender com figuras influentes do jornalismo local. Ao longo de sua trajetória, trabalhou como correspondente para diversos veículos nacionais, reportando importantes momentos da história do Carnaval baiano. Além de sua atuação na imprensa, Barreto também ocupou cargos na administração pública, sendo subsecretário de Comunicação da Prefeitura de Salvador durante a gestão do prefeito Antônio Imbassahy, um período marcado pela transformação tecnológica e pelo crescimento da cobertura midiática do Carnaval.