Clima
Min 24ºc - Max 32ºc Salvador
Calendário
sexta-feira, 13 de Dezembro, 2024
Redação 14 de Novembro, 2024
Icone - Autor

Maragogipinho: IPAC inicia processo de registro dos Oleiros como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado da Bahia

Bahia
Icone - Autor
Redação 14 de Novembro, 2024

O Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) iniciou o processo de abertura do registro especial do Ofício de Oleiros e Oleiras de Maragogipinho como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado da Bahia. O anúncio foi publicado na manhã desta quinta-feira (14) no Diário Oficial do Estado.

O presidente da Associação de Auxílio Mútuo dos Oleiros de Maragogipinho (AAMOM), Davi Lima, expressou sua satisfação pelo reconhecimento da prática, que já vinha sendo valorizada e agora dá um importante passo. “O início do processo de patrimonialização é de grande importância para a comunidade de Maragogipinho, que vive do fazer artesanal. Esse reconhecimento nos fortalece, pois resguarda uma história viva, que é transmitida de geração em geração.”

De acordo com a antropóloga e gerente de Patrimônio Imaterial do IPAC,  Adriana Cerqueira, a prática do ofício dos Mestres Oleiros de Maragogipinho é uma tradição que acompanha a história da Bahia, sendo passada de geração em geração pelas famílias da olaria.

O diretor-geral do IPAC, Marcelo Lemos, destacou a importância desse passo para a cultura da comunidade de Maragogipinho. “O registro é um reconhecimento essencial para a valorização dessa prática tão rica e identitária. Esse primeiro passo reforça o valor que a cerâmica tem para a comunidade e a conexão dos habitantes de Maragogipinho com seu território