Moradores de Juazeiro pedem remoção de estátua de Daniel Alves
Jogador foi condenado a quatro anos e meio de prisão na Espanha
O jogador Daniel Alves é natural de Juazeiro, onde uma estátua em sua homenagem foi instalada em 2020. No entanto, após o jogador ser condenado por agressão sexual na Espanha, moradores da cidade baiana pedem que o monumento seja retirado.
A prefeitura está sendo cobrada pela medida através das redes sociais. Ao GE, a gestão informou que aguardará o trânsito em julgado (decisão definitiva da Justiça) para definir o que será feito com a estátua. Eles não vão se posicionar até a conclusão do processo. Até então, cabe recurso para ambas as partes.
Desde a prisão do jogador, a estátua foi vandalizada por moradores da cidade ao menos duas vezes. Em uma destas ocasiões, Ney Alves, irmão de Daniel, defendeu o jogador por meio das redes sociais.
Além de ser condenado a quatro anos e meio de prisão, foi imposto pela Justiça espanhola à Daniel Alves um período de cinco anos em liberdade vigiada, que deverá ser cumprido após sua pena na prisão. Ele deverá ficar afastado da casa ou trabalho da vítima por pelo menos ‘ quilômetro e não tentar contato com ela, além de pagar uma indenização de 150 mil euros por danos morais e físicos, e arcar com as custas do processo.
Na Lei Espanhola, “agressão sexual” é o termo que abarca todos os delitos de conteúdo sexual. Daniel Alves cumpre prisão preventiva há 13 meses, desde o dia 20 de janeiro de 2023. O lateral está preso no Centro Penitenciário Brians 2, nos arredores de Barcelona.