Município da Bahia suspende venda de bebidas destiladas após casos de intoxicação por metanol
Após os recentes casos de intoxicação por metal registrados na Bahia, a prefeitura de Cansanção, no norte do estado, suspendeu temporariamente a venda, a distribuição e a exposição de bebidas destiladas em todo o município. A medida foi publicada em decreto na última sexta-feira (9) e tem validade de 15 dias.
De acordo com a decisão, está restrita a comercialização de bebidas como uísque, vodka, gin, cachaça e licores. A prefeita Vilma Rosa de Oliveira (MDB), afirmou que a suspensão foi adotada diante do risco à saúde pública provocado pela circulação de substâncias tóxicas, especialmente o metanol, que pode causar desde cegueira permanente até a morte.
Segundo a gestão municipal, operações realizadas pela Polícia Civil resultaram na apreensão de 535 garrafas de bebidas destiladas e na interdição de três estabelecimentos comerciais. O decreto estabelece que a fiscalização será realizada de forma integrada pela Vigilância Sanitária Municipal e pelo Departamento de Tributos, com apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar.
Entre os fatores que motivaram a medida está a morte de Vinícius Oliveira Vieira, registrada no dia 2 de janeiro, após ingestão de bebida adulterada em Ribeira do Pombal. A Secretaria Municipal de Saúde informou que instaurou uma sindicância para apurar possíveis irregularidades no uso, armazenamento e distribuição de metanol ou de outras substâncias químicas proibidas.
O decreto prevê sanções administrativas para estabelecimentos que descumprirem a determinação, incluindo apreensão e interdição do estoque, aplicação de multas e suspensão do alvará de funcionamento por até 30 dias, com possibilidade de cassação definitiva.