Clima
Min 24ºc - Max 33ºc Salvador
Calendário
domingo, 01 de Fevereiro, 2026
Redação 11 de Setembro, 2025
Icone - Autor

Na Bahia, Temer diz que Brasil precisa de “paizão” e que presidente “não pode tudo”

Bahia
Icone - Autor
Redação 11 de Setembro, 2025

O ex-presidente Michel Temer abriu, nesta quinta-feira (11), o 3º Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade, realizado em Salvador, defendendo a importância da harmonia entre os três poderes e do diálogo constante com o Congresso Nacional.

Temer ressaltou que Legislativo, Executivo e Judiciário representam a vontade popular e, por isso, devem atuar de forma integrada. “Toda desarmonia que existe, muitas vezes, no país, é imediatamente inconstitucional e desobediente à vontade do povo, que determinou que os poderes devem agir em harmonia”, afirmou.

O ex-presidente também destacou o papel do Congresso Nacional como essencial para o funcionamento do país, lembrando que nenhuma decisão do Executivo tem força sem o apoio parlamentar. “O povo brasileiro precisa de uma espécie, se me permite a expressão, um paizão. O povo acha que, tendo um presidente da República, ele pode tudo. E não pode, só pode se tiver apoio do órgão que mais amplamente representa a vontade popular, que é o Congresso”, disse.

Durante sua fala, Temer mencionou a aprovação do teto de gastos como exemplo de cooperação entre Executivo e Legislativo, resultado de intensas negociações. Ele ainda reforçou que líderes devem sempre respeitar a vontade popular e que o diálogo é o principal caminho para garantir políticas públicas eficientes.