“Não tomou nenhuma providência”, diz Sandro Régis sobre Governo do Estado em caso dos indígenas
Deputado também cobrou mais atenção do estado para os confrontos na região
O deputado Sandro Régis (União Brasil) criticou a falta de agilidade na atuação do governo da Bahia nos conflitos envolvendo os povos indígenas do estado. O comentário do parlamentar veio após fazendeiros serem presos por suspeita de matar indígenas por disputa de terras na última semana.
“O Governo do Estado já vinha sendo alertado sobre a escalada da tensão no campo, mas mesmo assim não tomou nenhuma providência para evitar o que aconteceu domingo na região de Itapetinga”, declarou.
Sandro também cobrou mais atenção do governo para os casos na região e citou uma possível reforma agrária. “É preciso tratar esse assunto com seriedade, porque invasão de terra é crime. Sem segurança jurídica o produtor rural não consegue produzir em paz e o governo não consegue colocar em prática a reforma agrária nos termos do que determina a lei.”
O deputado também defendeu a não generalização dos fazendeiros. “Infelizmente o ocorrido terminou com a morte de uma indígena. Sou contra qualquer ato de violência, mas não se pode querer criminalizar toda a classe de produtores rurais por causa desse incidente.
Os recentes confrontos têm repercutido a nível nacional. Na semana passada, a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, veio ao estado para acompanhar e pressionar as investigações do um ataque a indígenas na área.
O Governo do Estado já vinha sendo alertado sobre a escalada da tensão no campo, mas mesmo assim não tomou nenhuma providência para evitar o que aconteceu domingo na região de Itapetinga.
— Sandro Regis (@DepSandroRegis) January 23, 2024