
PF deflagra operação no Recôncavo da Bahia contra venda de dados do INSS para advogados
Investigações começaram há cerca de 10 meses

A Polícia Federal realizou, na manhã desta quarta-feira (20), a operação Truth para combater a comercialização ilegal de dados sigilosos de beneficiários do INSS. Dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Cruz das Almas, no Recôncavo da Bahia, onde atuavam pessoas suspeitas de participar do esquema criminoso.
Segundo a PF, as investigações começaram há cerca de 10 meses e identificaram um grupo que vendia, pela internet, listas com cadastros e informações de segurados, em especial benefícios negados pela Previdência Social. Os principais compradores eram advogados interessados em recorrer de decisões judiciais e empresas de crédito consignado que ofereciam empréstimos a aposentados e pensionistas.
Além da venda de dados, os suspeitos chegaram a disponibilizar páginas e vídeos na internet ensinando formas de falsificar documentos, ampliando o risco de fraudes contra a Previdência.
Durante a ação no Recôncavo, a polícia apreendeu documentos e equipamentos de informática para aprofundar as investigações e identificar outros envolvidos.
O crime de divulgação de dados sigilosos da administração pública prevê pena de até quatro anos de detenção.