Clima
Min 21ºc - Max 25ºc Salvador
Calendário
terça-feira, 21 de Outubro, 2025
Redação 21 de Outubro, 2025
Icone - Autor

Plano de saúde e clínicas são investigados em Salvador por fraudes em atendimentos a crianças com autismo

Bahia
Icone - Autor
Redação 21 de Outubro, 2025

A Polícia Civil deflagrou nesta terça-feira (21), a Operação Neurodignos, para investigar um plano de saúde de atuação nacional e clínicas conveniadas suspeitas de cometer irregularidades em atendimentos destinados a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), em Salvador

Ao todo, sete mandados de busca e apreensão foram cumpridos em unidades localizadas nos bairros da Pituba, Stiep, Barra, Trobogy, Garibaldi e Ondina. A Justiça autorizou as diligências após indícios de crimes como estelionato, falsidade ideológica, exercício ilegal da profissão e publicidade enganosa.

De acordo com o Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) e a Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon), as clínicas anunciavam serviços multidisciplinares com psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e pedagogos, mas muitas delas não possuíam os profissionais habilitados indicados nas divulgações. 

As denúncias apontam ainda para a prática de “navegação abusiva”, quando o plano interrompe o tratamento e transfere o paciente para outra clínica sem justificativa técnica, comprometendo o acompanhamento terapêutico e o vínculo com a equipe.

As investigações também identificaram casos de recusa em aplicar métodos prescritos por médicos, redução do número de sessões recomendadas por neuropediatras e inserção de crianças em terapias coletivas, mesmo com indicação de atendimento individualizado. Há, ainda, suspeitas de profissionais sem registro atuando nos atendimentos e de registros falsos em prontuários, além de cobranças indevidas não reembolsadas.

Durante a operação, foram apreendidos documentos físicos e digitais, contratos, relatórios médicos, listas de profissionais, notas fiscais e registros financeiros. Todo o material será periciado pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT).