Protesto de trabalhadores da BYD termina em confusão com a PM em Camaçari
Funcionários terceirizados da obra da BYD, em Camaçari, entraram em confronto com policiais militares, durante uma manifestação realizada na entrada do complexo industrial, na Região Metropolitana de Salvador. Um vídeo compartilhado nas redes sociais, registra o momento em que manifestantes afirmam que a PM utilizou bombas de gás lacrimogêneo durante o ato.
Operários bloquearam o acesso à fábrica para impedir a chegada dos ônibus, nas imagens também é possível ver o momento em que policiais avançam com escudos e cassetetes contra os trabalhadores. Cerca de 2 mil funcionários de ao menos seis empresas terceirizadas seguem paralisados desde o dia 2 de dezembro.
Os trabalhadores reivindicam melhorias nas condições de trabalho, como ampliação do refeitório, reforço no transporte interno e aumento da quantidade de banheiros. A mobilização ganhou força após três operários relatarem demissões por justa causa via aplicativo de mensagens, após denunciarem problemas na obra.
Parte das demandas já foi atendida, incluindo instalação de banheiros químicos adicionais, novos bebedouros, carros-pipa, micro-ondas e ampliação da frota de ônibus.
Os trabalhadores, porém, mantêm outras reivindicações pendentes, como reajuste nos benefícios de transporte e alimentação, laudo imediato de insalubridade e redução do valor do almoço aos sábados. Segundo o jornal Correio, a previsão é de que as atividades sejam retomadas nesta quarta-feira (10).