Semop realiza operação e limpa praias para festas de Iemanjá em Salvador
A Secretaria Municipal de Ordem Pública de Salvador (Semop), com o apoio da Limpurb e da Guarda Civil Municipal (GCM), realizaram a operação Cidade Dez Sucata Zero, cujo objetivo é limpar as praias da capital baiana, Salvador, visando a festa de Iemanjá, que acontece na próxima sexta-feira, 2 de fevereiro.
No bairro do Rio Vermelho, onde a Casa da Orixá fica localizada e as principais homenagens a ela acontecem, foram removidas quatro carcaças de barcos. Outra carcaça foi retirada em Itapuã e um caminhão com resíduos encontrados nas duas localidades.
As embarcações foram apreendidas após agentes de fiscalização realizarem vistorias e identificarem barcos sem atividade. Alguns deles já estavam em estado de decomposição.
No ano passado, 1025 notificações foram registradas, 640 denúncias do Fala Salvador foram realizadas e 668 sucatas foram removidas das ruas. Além disso, houve 28 notificações de sucatas de barro, sendo que 22 proprietários fizeram a remoção e 6 foram apreendidas.
“Essa ação é importante, pois contribui com a saúde pública, a segurança, com a mobilidade e com a estética da cidade, que é o nosso principal objetivo”, destacou o coordenador da operação, Roberto Guerreiro.
A Semop informou que a operação acontece todas as semanas. Os agentes da pasta notificam o proprietário do veículo ou material abandonado, solicitando a remoção em um prazo de 72 horas. Em alguns casos, a remoção é feita de forma imediata.
A população pode pedir remoção de sucatas, geladeiras e demais materiais inservíveis pelo site Fala Salvador, aplicativo, ou ligando para 156.