Travessia Salvador-Mar Grande é suspensa após fortes chuvas em Salvador e Vera Cruz
A Ilha de Itaparica foi impactada por fortes chuvas e ventos intensos nesta quinta-feira (20), o que levou à suspensão temporária da travessia Salvador–Mar Grande. As rajadas registradas na Baía de Todos-os-Santos tornaram a navegação insegura, obrigando a interrupção das operações.
Apesar da suspensão no serviço hidroviário, o Sistema Ferry Boat continua funcionando normalmente, sem alterações nas viagens entre Salvador e Bom Despacho.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para Salvador, cidades da Região Metropolitana e municípios do Recôncavo Baiano. O aviso, vigente das 03h de 20 de novembro às 03h de 21 de novembro, indica risco significativo devido às chuvas intensas previstas para o período.
Segundo o Inmet, estão sob alerta os seguintes municípios: Camaçari, Lauro de Freitas, Salvador, Amélia Rodrigues, Aratuípe, Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira, Candeias, Castro Alves, Catu, Conceição do Almeida, Cruz das Almas, Dias d’Ávila, Dom Macedo Costa, Governador Mangabeira, Itanagra, Itaparica, Jaguaripe, Madre de Deus, Maragogipe, Mata de São João, Muniz Ferreira, Muritiba, Nazaré, Pojuca, Salinas da Margarida, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, São Félix, São Felipe, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Sapeaçu, Saubara, Simões Filho, Terra Nova, Varzedo e Vera Cruz.
O alerta laranja reforça a possibilidade de alagamentos, quedas de energia, deslizamentos e ventos fortes. A orientação é para que a população mantenha atenção redobrada, evite áreas de risco e siga as recomendações da Defesa Civil.