Trens do Subúrbio completam 3 anos desativados; novela do VLT ainda sem solução
Três anos após ter sido desativado pelo Governo da Bahia, os trens que atendiam a população do Subúrbio de Salvador seguem sem perspectiva de mudança. A promessa do governo, hoje comandado por Jerônimo Rodrigues (PT), era de implantação de um Veículo Leve sob Trilhos (VLT), mas, até o momento, o único resultado prático da proposta foi o cancelamento do contrato, que já tinha sido aumentado em 246%, levando a obra a custar assustadores R$ 5,2 bilhões.
Em 27 de dezembro do ano passado, a gestão estadual publicou a nova licitação para o modal. A expectativa é que o processo termine em seis meses, com a assinatura da ordem de serviço em junho de 2024.
Atualmente, os moradores contam apenas com os ônibus e micro-ônibus que circulam nessa área da cidade, já que o metrô ainda não chega na região.
Os moradores, que gastavam R$ 0,50 pelo serviço nos trens, sentem falta de uma alternativa mais barata de transporte público, já que a passagem do ônibus custa R$ 5,20.
Relatos dos moradores do subúrbio, através da página Belezas Subúrbio, mostram a falta que uma modalidade no local faz.
Em publicação, ao compartilhar o vídeo do trem fazendo sua última viagem de volta de Paripe, o perfil relembra o momento e ressalta a importância do meio de transporte para a região.
“Foram mais de 160 anos servindo o Subúrbio, por muitas vezes ele parava nos trilhos, quebrava alguma peça e pregava algumas peças. Mas, por muitos anos, ele ajudou a construir a história do Subúrbio e dos Suburbanos. O trem era a cara do Subúrbio”, detalhou.
Nos comentários, moradores e ex-residentes escreveram lamentando a situação. “Maior covardia que fizeram com a classe trabalhadora dessa cidade”, escreveu um internauta. “Nossa chorei, vivo em Portugal, faz muitos anos, porém já morei na Suburbana, vivi por muitas vezes e utilizei este meio de transporte”, comentou outro.
A previsão para a conclusão do modal, que nem começou a ser instalado, é para 2028, com a entrega dividida em três partes. O primeiro trecho, entre o bairro da Calçada, em Salvador, e a Ilha de São João, em Simões Filho, deve ser entregue em 2027.
E os trechos 2, entre Paripe e Águas Claras, e 3, entre Águas Claras e Piatã, têm previsão de encerrar em 50 meses, terminando em agosto de 2028, com o novo modal sendo entregue completo à população de Salvador.
No início do projeto estava tudo certo para o consórcio chinês Skyrail realizar a construção. No entanto, a empresa não tocou no projeto e rescindiu o contrato em 2023. Em licitação lançada no final do ano passado, mostra a substituição da ideia, que tem sido tida como prioridade da atual gestão estadual.
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