Clima
Min 25ºc - Max 30ºc Salvador
Calendário
sexta-feira, 06 de Dezembro, 2024
Redação 01 de Fevereiro, 2024
Icone - Autor

Um ano depois, Jerônimo repete promessa de compra de novos ferries

Bahia
Icone - Autor
Redação 01 de Fevereiro, 2024

Nova promessa foi feita durante evento de reabertura das atividades na ALBA nesta quinta-feira (1)

O governador Jerônimo Rodrigues prometeu, na tarde desta quinta-feira (1), a compra mais embarcações para o sistema ferry-boat, que liga Salvador à Ilha de Itaparica, durante o evento de reabertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).

Em fevereiro do ano passado, o governador já havia feito o compromisso de adquirir dois ferries para a temporada de verão atual. No entanto, segundo ele, uma das empresas ganhadoras da licitação teve dificuldade na informação exigida pelo edital e atrasou o processo.

“Uma das empresas ganhadoras teve dificuldade na informação exigida pelo edital, então estamos ainda labutando, igual ao tema das câmeras. Nós resolvemos a parte que cabia ao Estado resolver, mas acabamos tendo entraves no processo de construção definitiva, então, eu espero que a gente possa desdobrar esse edital para dar prosseguimento e comprar mais um ferri”, disse.

O sistema ferry-boat é alvo de constantes críticas pelos baianos. Durante o verão, motoristas tiveram que esperar até 10h nas filas para embarcar. Além do atraso, a falta de higiene, manutenção e falhas na estrutura das embarcações são características do serviço prestado.

Em janeiro de 2024, após acidentes envolvendo embarcações e um dos ferries ficar a deriva no mar por falta de energia, a CODECON multou a empresa que administra o sistema em R$1 milhão.

Zilton Netto, diretor-geral da CODECON, comentou sobre a medida “Nós notificamos a Internacional Travessias diversas vezes, mas não obtivemos retorno satisfatório. Realizamos diversas ações de fiscalização nas embarcações e no terminal, onde registramos insalubridade, precariedade nos equipamentos, ineficiência do serviço e ausência de acessibilidade. Além disso, os incidentes envolvendo as embarcações do sistema: colisão entre as embarcações e a falta de energia deixando uma embarcação a deriva, resultaram na aplicação da multa como medida sancionatória. A próxima medida, caso as irregularidades não sejam corrigidas, será a suspensão do equipamento”, alertou Netto