
Vice-presidente da OAB-BA alerta para golpe do falso advogado: “É uma realidade a nível Brasil”

O vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil na Bahia (OAB-BA), Hermes Hilarião, alertou para o crescimento do chamado “golpe do falso advogado” durante entrevista ao programa Se Ligue Bahia, da Rádio Itapoan FM, nesta quinta-feira (14).
“Infelizmente, esse estado de golpe tem sido uma realidade. Até o próprio governo do estado já foi alvo, quando golpistas se apropriaram de uma campanha oficial para tentar enganar pessoas”, afirmou Hilarião. Segundo ele, a OAB-BA já tomou conhecimento de mais de 800 casos apenas na Bahia.
O esquema, explica o advogado, é articulado por criminosos que buscam dados públicos em sites jurídicos e nas redes sociais. “O golpista pega na internet informações que são públicas, como no próprio JusBrasil, e também em redes como Facebook e Instagram. Eles conseguem a foto de um advogado e entram em contato com a vítima prometendo vantagens, como o recebimento de um processo antigo com indenização de R$ 100 mil”, detalhou.
A partir daí, os criminosos solicitam depósitos sob a justificativa de pagamento de custas processuais. “Eles dizem que a pessoa precisa transferir R$ 2, 3, 4 ou 5 mil imediatamente. No afã de receber o dinheiro, muita gente acaba transferindo sem verificar”, disse Hilarião.
Para prevenir novos casos, o advogado orientou a população a fazer a checagem direta. “Não existe no processo essa história de ‘ou paga hoje ou perde o direito’. Se tiver dúvida, vá pessoalmente ao escritório, ligue para o número oficial do advogado”, recomendou o advogado.
Uma das ferramentas de proteção é o VerificaDV, do Conselho Federal da OAB, que permite confirmar a identidade do advogado em até cinco minutos. “Vários golpes foram evitados porque a vítima usou esse sistema. O advogado recebe um e-mail e confirma na hora”, explicou.
A entidade também lançou uma cartilha com orientações e procurou reforço junto às autoridades de segurança. “Há cerca de 15 dias, estivemos com o secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, e com o delegado-geral. Eles se comprometeram a reunir todos os inquéritos e deflagrar uma operação específica para chegar até esses criminosos”, disse.
Segundo o vice-presidente, já houve prisões em Vitória da Conquista, além de operações no Ceará e em Goiás. Mas o golpe continua se reinventando. “Agora eles se passam até por servidores da Justiça e enviam um falso boleto do Tribunal de Justiça, que na verdade cai direto na conta do golpista”, denunciou.
Hilarião disse ainda que o problema é nacional e exige atuação coordenada. “É uma realidade a nível Brasil. Precisamos que a Secretaria de Segurança Pública, a Polícia Militar e o Ministério Público atuem juntos. E à população, a recomendação é clara: cautela e nada de transferência sem checagem”, concluiu.