Clima
Min 21ºc - Max 29ºc Salvador
Calendário
segunda-feira, 06 de Outubro, 2025
Redação 24 de Fevereiro, 2025
Icone - Autor

Anielle Franco rebate Silvio Almeida e critica tentativa de descredibilizar vítimas de assédio

Brasil
Icone - Autor
Redação 24 de Fevereiro, 2025

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, repudiou publicamente qualquer tentativa de minimizar denúncias de assédio sexual e descredibilizar vítimas. O posicionamento foi divulgado nesta segunda-feira (24), um dia após o ex-ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, conceder uma entrevista em que negou as acusações e classificou o caso como fruto de “fofocas” e “intrigas políticas”.

“A tentativa de descredibilizar vítimas de assédio sexual, minimizar suas dores e transformar relatos graves em ‘fofocas’ e ‘brigas políticas’ é inaceitável”, escreveu a ministra em nota oficial. 

Anielle ainda criticou a postura do ex-ministro, que utilizou um espaço público para “atacar e desqualificar as denúncias” na véspera de seu depoimento.

Na entrevista ao portal UOL, Silvio Almeida afirmou que ouviu “fofocas” sobre um possível incômodo da ministra com sua atuação, mas que não deu atenção ao assunto. “Não tinha tempo de lidar com fofoca, o que pode ter sido um erro meu”, declarou.

Anielle Franco reforçou que “importunação sexual não é questão política, é crime” e reafirmou sua confiança na investigação conduzida pela Polícia Federal. Ela também afirmou que o direito à defesa não pode ser usado como ferramenta de desinformação e revitimização.