Clima
Min 25ºc - Max 32ºc Salvador
Calendário
segunda-feira, 21 de Abril, 2025
Redação 10 de Março, 2025
Icone - Autor

Avião cai em aldeia indígena e deixa um morto e um ferido

Brasil
Icone - Autor
Redação 10 de Março, 2025

Um avião de pequeno porte caiu no último domingo (9), na aldeia indígena Awa Porangawa Dju, localizada em Peruíbe, no litoral de São Paulo. O acidente resultou na morte do instrutor de voo, enquanto o aluno, que estava a bordo, foi resgatado com ferimentos e encaminhado ao Hospital Regional Jorge Rossmann, em Itanhaém.

De acordo com informações da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), a queda da aeronave não deixou feridos entre os indígenas. No entanto, algumas árvores foram derrubadas com o impacto, bloqueando a estrada de acesso à aldeia.

O avião pertencia ao Aeroclube de Itanhaém e realizava um voo de instrução. Ele decolou às 17h16 e emitiu um alerta às 17h42, antes de cair na Rua Mogi das Cruzes, no bairro Gaivota, na divisa entre Peruíbe e Itanhaém.

Equipes do Corpo de Bombeiros, com 15 agentes e cinco viaturas, atuaram no resgate, que durou cerca de três horas. O Samu, a Defesa Civil de Peruíbe e a Polícia Militar também foram acionados.

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que uma equipe do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), órgão vinculado ao Cenipa, foi acionada para investigar as causas do acidente. Técnicos especializados realizarão a coleta de dados e análise da cena para entender o que levou à queda da aeronave.