Brasil piora em ranking e passa do 100º lugar em percepção da corrupção
Pontuação do País é abaixo da média global e das Américas; segundo organização “o pilar de controle jurídico continua em situação crítica”
O Brasil perdeu dois pontos e dez posições no Índice de Percepção da Corrupção da Transparência Internacional em 2023. O levantamento foi divulgado nesta terça-feira (30). O País registrou 36 pontos, ficando na 104ª posição, entre 180 países.
A pontuação é abaixo da média global e das Américas, de 43 pontos. Ficou ainda aquém da média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), com 66 pontos.
“Os anos de Jair Bolsonaro na Presidência da República deixaram a lição de como, em poucos anos, podem ser desmontados os marcos legais e institucionais anticorrupção que o País levou décadas para construir”, apontou a Transparência Internacional.
Segundo a organização, porém, “o pilar de controle jurídico continua em situação crítica” na atual gestão. Afirmou ainda que a nomeação do advogado pessoal do presidente Lula (PT), Cristiano Zanin, para a primeira vaga aberta no Supremo Tribunal Federal (STF), foi na direção contrária da restauração da imagem de imparcialidade.