
Camilo Santana determina divulgação imediata de dados barrados sobre alfabetização
A decisão vem após críticas de entidades educacionais e pressão política

O ministro da Educação, Camilo Santana, determinou nesta quarta-feira (2) a divulgação imediata dos dados de alfabetização da última edição do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), aplicados em 2023. A ordem foi dada ao presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), Manuel Palácios, durante reunião no Ministério da Educação (MEC), em Brasília.
A decisão vem após críticas de entidades educacionais e pressão política devido à tentativa do MEC de ocultar parte dos resultados da principal avaliação de aprendizagem do país. O tema provocou desgaste para o governo federal e gerou reações no Congresso Nacional, com requerimentos de informação e cobranças de explicações ao Tribunal de Contas da União (TCU).
Parlamentares da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovaram um convite para que Camilo Santana compareça ao colegiado e esclareça os motivos da não divulgação anterior dos dados.
Segundo relatos colhidos pela imprensa, o ministro Camilo teria demonstrado insatisfação com a postura do Inep e exigiu que os resultados sejam divulgados ainda nesta quinta-feira (3). Técnicos do órgão apontam que a decisão de segurar os números foi motivada por divergências entre os dados do Saeb e os de um novo modelo de avaliação da alfabetização criado pelo atual governo.
A ocultação de resultados de uma avaliação já aplicada, financiada com recursos públicos, é considerada inédita e foi alvo de críticas de especialistas e organizações que monitoram as políticas educacionais no país.
O Saeb avalia o desempenho de estudantes em português e matemática, especialmente nas etapas iniciais da educação básica, e serve como base para a formulação de políticas públicas e investimentos no setor.