Clima
Min 21ºc - Max 31ºc Salvador
Calendário
sábado, 11 de Outubro, 2025
Redação 23 de Abril, 2025
Icone - Autor

Carros de luxo são apreendidos em operação que afastou presidente do INSS

Brasil
Icone - Autor
Redação 23 de Abril, 2025

A Polícia Federal divulgou na manhã desta quarta-feira (23), imagens de veículos de luxo que foram apreendidos durante a ‘Operação Sem Desconto’, que investiga um esquema de fraudes estimado em R$ 6,3 bilhões envolvendo descontos indevidos em aposentadorias e pensões, que afastou por decisão judicial o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto.

“Os investigados poderão responder pelos crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, violação de sigilo funcional, falsificação de documento, organização criminosa e lavagem de capitais”, disse a PF por meio de nota.

Além do presidente do INSS, outros cinco servidores do instituto também foram afastados temporariamente. As investigações apontam que entidades representativas de aposentados teriam descontado mensalidades associativas sem autorização dos beneficiários, em um esquema nacional de alcance milionário.

A operação, realizada em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU) reuniu cerca de 700 policiais federais e 80 servidores da CGU cumprem 211 mandados judiciais de busca e apreensão, ordens de sequestro de bens no valor de mais de R$ 1 bilhão e seis mandados de prisão temporária nos seguintes estados: Alagoas, Amazonas, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe, além do Distrito Federal.