Clima
Min 22ºc - Max 28ºc Salvador
Calendário
terça-feira, 11 de Novembro, 2025
Redação 07 de Novembro, 2025
Icone - Autor

China retoma importação de produtos brasileiros após suspensão por gripe aviária

Brasil
Icone - Autor
Redação 07 de Novembro, 2025

A China anunciou nesta sexta-feira (7) a retomada das importações de produtos do Brasil, encerrando a proibição imposta em maio após um caso isolado de gripe aviária em uma granja de Montenegro, no Rio Grande do Sul. A decisão foi comunicada pela Administração Geral de Alfândegas chinesa, que ainda não detalhou quais itens voltam a ser comercializados.

O Brasil, maior exportador mundial de carne de frango, fornece o produto a 151 países, tendo a China como principal destino — mais de 560 mil toneladas foram embarcadas apenas em 2024. Em setembro, técnicos chineses estiveram no país para auditar o sistema de controle sanitário e confirmar a erradicação da doença. O Ministério da Agricultura havia declarado o Brasil livre da gripe aviária em 18 de junho, após 28 dias sem novos registros, notificando a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) e os países parceiros.

De acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), as exportações de frango vêm em alta desde 2018, quando alcançaram 4,1 milhões de toneladas. Ainda assim, o mercado interno responde por cerca de 65% da produção, com consumo médio anual de 45 quilos por pessoa. A liberação chinesa deve impulsionar ainda mais o desempenho do setor avícola brasileiro nos próximos meses.