Demissão de Lewandowski do Ministério da Justiça ocorre por “razões pessoais e familiares”, diz carta
Na carta de despedida entregue ao presidente Lula, nesta quinta-feira (8), Ricardo Lewandowski afirmou que decidiu deixar o comando do Ministério da Justiça e Segurança Pública por “razões de caráter pessoal e familiar”. Sem entrar em detalhes, o ministro destacou que a decisão foi tomada de forma responsável e refletida.
No documento, Lewandowski ressaltou o empenho com que exerceu a função e fez questão de registrar sua avaliação sobre o período à frente da pasta.
“Tenho a convicção de que exerci as atribuições do cargo com zelo e dignidade”, escreveu.
Ele acrescentou que buscou sempre o melhor desempenho possível, mesmo diante de obstáculos.
“Exigindo de mim e de meus colaboradores o melhor desempenho possível em prol de nossos administrados, consideradas as limitações políticas, conjunturais e orçamentárias”, afirmou.
Lewandowski assumiu o ministério em fevereiro de 2024, após se aposentar do Supremo Tribunal Federal (STF), e deixa o cargo nesta quinta-feira (8). A exoneração deve ser publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (9).