Empregos ligados à tecnologia cresceram 95% em 10 anos, diz pesquisa
O cargo de engenheiro de sistemas operacionais em computação registrou alta de 741,2%
Um estudo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) revela que o número de empregos em profissões ligadas à tecnologia aumentou 95% entre 2012 e 2022. A pesquisa, baseada na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) do Ministério do Trabalho e Emprego, analisou 30 ocupações tecnológicas no Brasil. Entre as funções que mais cresceram, o cargo de engenheiro de sistemas operacionais em computação registrou alta de 741,2%.
Outras ocupações com aumento expressivo incluem tecnólogo em gestão de TI (450,7%) e pesquisador em ciências da computação e informática (579,3%). Em números absolutos, as funções que mais geraram vínculos de trabalho foram analista de desenvolvimento de sistemas (117.046 vínculos) e programador de sistemas de informação (72.332 vínculos).
Segundo Jaime Vasconcellos, da FecomercioSP, o setor de tecnologia continuará promovendo mudanças no mercado de trabalho, dependendo de fatores como digitalização do mercado e condições econômicas favoráveis.
Com informações da Agência Brasil.