Enem 2024: Apenas 12 estudantes atingiram a pontuação máxima da redação
O tema da redação foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 registrou o menor número de redações nota mil em sua história. Apenas 12 estudantes atingiram a pontuação máxima, em contraste com os 60 registrados na edição anterior. O tema da redação foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.
Entre os 12 candidatos que alcançaram a nota máxima, apenas um é aluno de escola pública, localizada em Minas Gerais, enquanto os demais são de escolas particulares. A redação do Enem é avaliada com base em cinco competências, cada uma valendo até 200 pontos: domínio da língua portuguesa, compreensão do tema, articulação de informações, coesão e proposta de intervenção.
O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, irá analisar os resultados. “Vamos procurar entender o que significa esse resultado e pensar em ações e políticas a partir dessa análise”, disse o ministro durante entrevista coletiva nesta segunda-feira (13).
O Enem 2024 contou com mais de 4,32 milhões de inscritos, um aumento de quase 10% em relação à edição anterior. Apesar do maior número de participantes, a média geral das notas subiu levemente de 543 para 546 pontos. No entanto, houve queda nas médias das provas de matemática, ciências humanas e ciências da natureza.
As notas do exame foram divulgadas nesta segunda-feira (13) e podem ser acessadas na página do participante, mediante login e senha.
Inscrições para o Sisu 2025
Com as notas em mãos, os candidatos poderão se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no Programa Universidade para Todos (Prouni) e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
As inscrições para o Sisu 2025 estarão abertas de 17 a 21 de janeiro e poderão ser feitas exclusivamente pelo site oficial. Os candidatos poderão escolher até duas opções de curso para concorrer às vagas em instituições públicas de ensino superior.