
Exposição celebra o centenário de Mãe Stella de Oxóssi com mostra gratuita em Salvador
Exposição reúne obras de 30 artistas convidados, além de livros e fotografias

Em homenagem ao centenário de nascimento da ialorixá Mãe Stella de Oxóssi, o M.E Ateliê da Fotografia promove a exposição “Maria Stella de Azevedo Santos – Meu Tempo é Agora”. A mostra gratuita será aberta no próximo dia 11 de abril, no Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador, e seguirá em cartaz até 31 de maio, sempre das 16h às 19h.
Integrando o projeto “IMORTAIS – Reverberando histórias, culturas e saberes”, a exposição reúne obras de 30 artistas convidados, além de livros e fotografias que retratam a trajetória da sacerdotisa, que também foi enfermeira, escritora e a primeira ialorixá a ocupar uma cadeira na Academia de Letras da Bahia, eleita por unanimidade.
A programação conta ainda com exibição de documentários, oficinas e rodas de conversa, abordando o papel fundamental de Mãe Stella na preservação e valorização do candomblé e da cultura afro-brasileira no Brasil e no mundo.
Mãe Stella de Oxóssi, nascida Maria Stella de Azevedo Santos, foi a quinta ialorixá a liderar o Ilê Axé Opô Afonjá, um dos mais tradicionais terreiros de candomblé da Bahia, localizado no bairro do Cabula, em Salvador. Iniciada aos 14 anos no culto a Oxóssi, dedicou mais de 80 anos à religião e comandou a casa por quatro décadas, consolidando-se como uma das principais referências da cultura afro-brasileira.
O projeto IMORTAIS, em atividade desde 2019, já homenageou personalidades como Frida Kahlo, Clarice Lispector, Ariano Suassuna, José Saramago, Milton Nascimento, além de ícones do cinema como Marlon Brando e Marcello Mastroianni.
A exposição é gratuita e aberta ao público.