
Faculdade confirma que ex-BBB Matteus se declarou preto para ingressar em curso
Universidade ressalta que, à época, único documento exigido para a inscrição nas cotas era a autodeclaração do candidato

Participante da edição de 2024 do BBB, Matteus Amaral burlou o sistema de cotas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha para ingressar no curso. A confirmação foi feita nesta sexta-feira (14), ao portal F5, da Folha de S. Paulo, pela própria universidade.
De acordo com a insituição de ensino, em 2014 Matteus ingressou no curso de bacharelado em Engenharia Agrícola oferecido em conjunto com a Unipampa com inscrição nas vagas destinadas a candidatos pretos/pardos. As informações constam no Edital no 046/2014, que é público e traz o resultado da seleção desse curso naquele ano.
“É importantíssimo ficar claro que, naquela época, conforme a Lei de Cotas de 2012, o único documento exigido para a inscrição nas cotas era a autodeclaração do candidato. Assim como em outras instituições federais de ensino, não havia mecanismo de verificação ou comprovação da declaração do candidato”, diz o IFFar.
Procurado, o ex-BBB não se pronunciou sobre o assunto. Internautas, porém, localizaram um story, publicado na última quinta (13), em que sua mãe aparecia ao fundo comentando o caso. O vídeo foi logo apagado.
“Já ouvi dizer que isso aí não dá nada, se eu me declarei negra, sou negra”, teria dito ela.