
Fêmea de macaco-prego é encontrada baleada na RJ e pode ficar paraplégica

Uma fêmea de macaco-prego foi encontrada baleada no bairro da Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro, na última terça-feira (9). O animal está sem movimento nas patas traseiras e corre o risco de ficar paraplégica.
Resgatada por voluntários, a macaca foi encaminhada ao Instituto Vida Livre, onde recebeu atendimento emergencial e passou por exames.
O projétil está alojado na coluna, e a cirurgia para retirada da bala deve ser realizada nos próximos dias.
“Ela passou pelos primeiros exames de imagem, ultrassonagrafia e também pela radiografia, onde a gente pôde ver exatamente onde esta o projétil na coluna dela. Todo nosso trabalho agora é para que ela se recupere e tenha conforto. Esse é mais um caso que reforça a urgência de transformarmos a lei dos crimes ambientais do nosso país e pouparmos nossos animais silvestres desse tipo de crueldade”, disse o Instituto Vida Livre.
Veterinários explicaram que ainda existe chance de recuperação, já que a bala pode estar comprimindo um nervo.
Segundo o instituto, as condições do animal indicam que dificilmente ela teria conseguido se deslocar sozinha após ser atingida.
O caso foi comunicado ao Ibama e à Polícia Civil. A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) abriu investigação para apurar as circunstâncias do disparo.