
Fêmea de macaco-prego resgatada após ser baleada morre durante cirurgia no Rio de Janeiro
Animal, batizado de Maria, foi atingido por tiro de chumbinho e estava paraplégico

A fêmea de macaco-prego encontrada baleada na última terça-feira (9), na Rua Piratininga, na Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro, morreu neste domingo (21) durante uma cirurgia para remoção do projétil. O animal foi resgatado pelo Instituto Vida Livre, que a batizou de Maria.
De acordo com a instituição, a macaca foi atingida por um tiro de chumbinho no ombro, o que provocou a perda dos movimentos das patas traseiras. Após exames iniciais, os veterinários identificaram que havia uma possibilidade de recuperação, caso a bala estivesse apenas comprimindo um nervo. Durante o procedimento cirúrgico, no entanto, Maria não resistiu.
Roched Seba, representante do Instituto Vida Livre, afirmou que, pelas condições em que foi encontrada, é improvável que Maria tenha conseguido se deslocar sozinha após o disparo. A suspeita é de que ela tenha sido abandonada no local após ser ferida.
O instituto acionou o Ibama e a Polícia Civil. A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) instaurou um procedimento para investigar as circunstâncias do crime e tentar identificar o autor do disparo.